Por que créditos de carbono?

Créditos de carbono em 3 tópicos

Em resumo
  • Tudo o que a gente faz joga na atmosfera gases que aumentam a concentração de calor no planeta e desequilibram a natureza
  • Cada crédito equivale a uma tonelada de carbono que deixou de ser emitida ou que foi retirada da atmosfera

Por quê?

A explicação pros créditos de carbono começa por um ponto meio óbvio – mas bem necessário: o ser humano polui. Eu, você, seu vizinho, a pessoa mais natureba que você conhece. Por mais que separe o lixo, desligue a TV da tomada, tome banho frio ou cronometre cada gota, a gente polui pra se alimentar, pra falar ao telefone, pra se locomover e assim por diante. Tudo o que a gente faz, da forma como está acostumado, joga na atmosfera gases que aumentam a concentração de calor no planeta e desequilibram a natureza. É daí que surgem os eventos climáticos mais extremos, como as enchentes, o derretimento das calotas polares, as queimadas – e as espécies mais frágeis e expostas vão se extinguindo. Também é fato que as populações mais carentes sofrem antes as consequências destes eventos.

Não dá pra perder tempo sendo pessimista, mas, vamos combinar: a gente precisa fazer algo pela própria sobrevivência.


O que são?

Os créditos de carbono são como ações da bolsa de valores, só que as empresas – e as pessoas – os compram pra garantir que alguma organização certificada transforme seus investimentos em iniciativas de preservação e restauração da natureza, assegurando a redução da emissão de gases poluentes e o aumento da emissão de oxigênio. Cada crédito equivale a uma tonelada de carbono que deixou de ser emitida ou que foi retirada da atmosfera: quem compra está compensando o quanto polui e nós ganhamos condições de fazer cada vez mais pelo planeta.


Devo comprar?

Você e sua empresa podem fazer parte da Zoe ao oferecer o benefício a seus colaboradores, multiplicando, assim, seu potencial de redução de poluentes e tornando o seu negócio mais amigo do meio ambiente. Ao aderir à Zoe, você tem sua pegada de carbono zerada e ainda ganha vantagens exclusivas pra consumir produtos sustentáveis – estimulando esse mercado a se desenvolver cada vez mais. A Zoe cuida da compra de créditos de carbono e do investimento em projetos de preservação e reflorestamento – e todo mês você recebe um relatório de tudo o que vem sendo feito graças à sua participação.

Vamos juntos? Não existe hora melhor pra dar esse passo em direção ao futuro.